A medicação, a retoma, os velhos e novos processos
Acordei cedo, saí de casa ainda com o friozinho cortante da madrugada, apanhei a linha 735 da carris e desci da graça rumo ao hospital Egas Moniz. Tive a sorte de conseguir apanhar o elétrico até ao hospital e parecia quase que uma viagem turística que poderia terminar em Belém, acompanhado de um pastel de…
Ler maisVamos falar de sintomas?
Criei este blogue com a intenção de manter as questões técnicas da Doença de Crohn o mais distante possível porque não sou médica e acredito que cada área deve estar assegurada a quem compete. “Então porque é que vamos falar de sintomas?” Pergunta pertinente que respondo a seguir. Se já leram a história retratada no…
Ler maisContinuar a viver em liberdade (7)
Já tenho mais de 10 anos a conviver com o Sr. Crohn. Entre altos e baixos cá estamos, o desafio é diário, as dores vão e voltam mas aprendemos a conviver. Aceitar a doença foi vê-la não como uma parte de mim, ou seja, ela não me define como pessoa nem a minha personalidade. É…
Ler maisA nova adaptação à Cabo Verde (6)
Pelo meu bem-estar e pela terapia que faço o ideal seria continuar em Portugal mas a minha vida estava em Cabo Verde para onde tinha regressado havia apenas 2 anos e decidi arriscar mantendo todos os meus tratamentos e seguimento médico em Portugal. Este sim, foi um grande desafio, sendo que a medicação que faço…
Ler maisA parede branca (5)
Uso esta analogia porque foi assim que me senti, tinha que começar outra história, uma história que contestava… mas porque eu? O que eu fiz para merecer? Pior que as dores eram as limitações que imaginava na minha vida, a alimentação, as viagens, a saúde, a medicação, o bem estar… Enfim, tinha que encaixar tudo…
Ler maisO diagnóstico em Lisboa (4)
Já em Lisboa fui ter com a minha amiga que me obrigou a passar 3 dias em repouso absoluto só a comer e a fazer exames. A primeira diferença que percebi em relação a Cabo Verde é que antes do diagnóstico não foi-me dado nenhuma medicação. Apenas indicação para me manter nutrida e hidratada e…
Ler maisInternamento em Paris (3)
A viagem até Paris correu sem grandes sobressaltos porque não comi e bebi só um pouco de café e um pedaço pequeno de chocolate. Tinha imensa dor de cabeça e um grande desconforto abdominal. Chegamos em Paris, já em casa do meu tio jantamos e localizamos os contatos da agência para alterar a viagem no…
Ler maisAs férias negras (2)
Passaporte, bilhetes na mão, uma excelente companhia de viagem e três destinos: Lisboa, Paris e Londres. Férias felizes certo? Foi o que eu pensei… Passagem por Lisboa foi rápida e segui para Paris. O plano era passar 2 a 3 dias em Paris, ir a Londres e voltar para terminar de disfrutar da cidade luz.…
Ler maisPorque falo da doença de Crohn? (1)
Começar esta apresentação é extremamente difícil, sendo jornalista de formação, gosto de escrever sobre os outros e não sobre mim. Este é o meu primeiro desafio com este blog, apresentar a doença de Crohn através da minha história. Conheci a expressão doença de Crohn há 10 anos, quando através de pesquisas feitas na internet reparei…
Ler mais