Croquetes de lentilhas com curcuma – Vegan

Na Cozinha

Provei croquetes de lentilhas pela primeira vez na Tambake. Tentei sentir todos os sabores envolvidos e fiz as minhas versões. Sim são versões porque nunca tive acesso à receita dos que comi e cada vez que faço acrescento alguma coisa e é uma ótima receita para aproveitar restos que estejam no frigorífico. Assim sendo já acrescentei quinoa, espinafres, salsa,… e ficam sempre bons. Deixo algumas quantidades para se orientarem mas esta receita não é métrica, ou seja, deixam a criatividade fluir e vão um pouco mais para direita ou para esquerda que há-de dar sempre certo. E no fim, partilhem sff.


Acrescentei a curcuma nos croquetes porque gosto de aumentar o uso de curcuma na minha alimentação para usufruir dos seus benefícios: antioxidante e anti-inflamatória.


Para quem tem Doença de Chron os feijões podem ser uma área cinzenta. Pessoalmente, tive alguns anos a evitar mais pelo psicológico do medo do que poderiam causar. Ultimamente tento comer uma vez por semana mas demolho sempre por 72 horas, de forma a permitir que o feijão comece o processo de germinação o que facilita o processo intestinal.


Ingredientes

200g de lentilhas cozidas e bem escorridas
150g de legumes cozidos e bem secos (batata, batata doce, cenoura e/ou inhame)
Coentros e tomilho q.b
50g de alho francês
1 cebola média (cerca de 50g)
1 Colher de chá bem cheia de curcuma
1 pitada de pimenta preta
1 pitada de sal
1 dente de alho (opcional)
2 a 3 colheres de farinha de arroz, aveia ou farinha de pão.
Azeite qb
1 tomate

Preparação

Demolhar a lentilha por um período mínimo de 12h e cozer. Cozer os legumes antecipadamente ao vapor ou ferver apenas. A seguir refoga-se a cebola, o azeite, o alho francês e/ou alho. Neste processo, pessoalmente, gosto de usar um wok mas não é essencial. Depois de refogar ligeiramente coloca-se as lentilhas muito bem escorridas, mexendo para que fique o mais seco possível até as lentilhas ficarem separadas. Vá acrescentando os temperos e ervas: o tomilho, a curcuma, os coentros e no fim o tomate. Envolve-se tudo muito bem mais uns dois minutos.


A seguir coloque os legumes cortados no processador e acrescentar a lentilha refogada. Se quiser uma massa com mais textura deixe de lado uma parte das lentilhas inteiras para depois as envolver na mistura triturada.


No processador misturar tudo e colocar um fio de azeite para ajudar. A seguir retira-se para um recipiente e mistura-se com as lentilhas inteiras (caso tenha separado) e a farinha de arroz aos poucos e avaliando a textura da massa. O objetivo não é obter um resultado massudo onde o sabor a farinha predomina. A massa deve ficar bem suave e mole, só tem que ter um pouco de liga e três colheres de sopa de qualquer uma das farinhas que referi são mais que suficientes.


Os croquetes podem ser moldados à mão, mas desde uma vez que tentei a técnica das duas colheres usadas nos pastéis de bacalhau esta passou a ser a minha forma preferida. Ou seja, com duas colheres de sopa vá moldando os croquetes e colocando em formas untadas com azeite e a farinha que usou para as fazer.


No fim basta assar as lentilhas no forno a 180º por 30 minutos ou até estarem dourados.


Nota: Gosto sempre de colocar os croquetes no frio antes de cozinhar porque ajuda-os a ficar mais firmes. Basta colocar por uma hora no frigorífico.


Esta receita é ótima para congelar portanto quando faço dobro a receita e tenho sempre croquetes no congelador e um dia em que o cansaço instala é só retirá-los e colocá-los diretamente no forno.


Como comer: ótimo em lanches ou numa refeição principal. Gosto de acompanhar com uma boa salada, quinoa ou cuscuz e um molhinho pesto de manjericão ou coentros.


Tempo de preparação: 1h30 min

Dificuldade: Média

Porções: cerca de 15 croquetes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s